terça-feira, 22 de maio de 2012

Espelho, espelho meu





Temos em nós muitos espelhos construídos durante o tempo da nossa caminhada. Alguns deles viramos pra nós e só vemos nosso umbigo, outros é preciso que alguém os vire pra possamos enxergar. Vidros de cristais transparentes trazem esses espelhos. Outros apontamos pra outra pessoa ou pessoas e só enxergamos ela em nossa frente, o tal do espelho torto. Quando inclinado muito pra um lado vemos apenas as qualidades e muito pro outro vemos apenas os defeitos. Muitas vezes enxergamos em determinada alma só o que queremos enxergar, tapamos o resto propositalmente.

Em cada esquina ouvimos uma história diferente, cada história que chega até nós não chega por acaso. Temos que saber ouvir tudo colocando o espelho da nossa vida. Na maioria das vezes colocamos o espelho de outra pessoa que cabe direitinho naquela situação, mas muitas vezes um defeito dela pode ser muito mais nosso do que pensamos.

Saber viver é saber aprender. É querer aprender. A vida tem muito mais a nos ensinar do que achamos, mas temos que tomar cuidado pra não ficarmos apegados eternamente a uma mesma lição. Aprendeu essa, passa pra próxima que a apostila desse curso tem páginas deliciosas se soubermos enxergar cada beleza escondida em cada linha.

É preciso saber ouvir também verdades que podem ser doloridas, mas que curam tanto quanto as ternuras feitas de acúcar que a vida traz.

Atitudes é que mostram o que realmente queremos pra nós, quem realmente somos ou estamos nos tornando. Palavras apenas ecoam ou não dependendo da onde caem. Eu prefiro jogá-las em solos que sei férteis, mas posso errar também, não estou livre disso. A cada erro, mais uma lição, mas se acertei, seguindo minha intuição que dificilmente falha, colho flores de um perfume incomparável. Mas essas flores não guardo só pra mim, deixo-as se espalhar pelo mundo.

No espelho do meu coração que reflete um imenso jardim dentro de mim aprendi que um gesto de confiança carrega muito mais amor do que um elogio jogado pela janela sem transparência alguma. Confiança não requer juras e promessas porque a gente sente a transparência esculpir os sentimentos mais belos em nossos sentires diários.


Meire Oliveira


27 comentários:

  1. E vamos trabalhando com todos esses espelhos e quem sabe daqui um tempo vejamos nele nossa verdadeira essência, que se expandiu e nos mostrará algo que ainda não percebemos.
    Vamos nos moldando, nos transformando a cada dia, á medida que vamos percebendo reflexos antes ocultos.
    Nossa, nem sei de onde tirei isso rsss devaneios...
    Beijos Meiroca e lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Teu espelho reflete o coração lindo que tens, com certeza!! Linda! um beijo,.tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão, devemos olhar mais para os reflexos de nossos espelhos e buscar onde temos que corrigir.
    Um gesto de confiança é realmente, de grande valor, pois não precisamos nos preocupar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que somos espelhos uns dos outros...e que muitas vezes é bem difícil admitir isso quando recebemos um reflexo "bem feio"...mas devemos perceber que essa é uma linda oportunidade de crescimento.
    Beijos flor de luz! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Meirinha!
    Eita que este coraçãozinho reflete é muita beleza da cor do cristal. Gosto muito do que você escreve, tem uma beleza, uma poesia para falar de coisas importantes e sérias que dizem respeito ao viver, sentir, amar...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Devemos sempre olhar para o nosso espelho interior.. os seus reflexos sempre tem algo a nos dizer!!!
    Bjus, Meire!!!
    Tava com saudade do seu cantinho!

    ResponderExcluir
  7. Meirizinha,
    como aprendente convicta e sempre curiosa, colho a aprendizagem do dia, elaboro-a e a devolvo ao mundo na esperança que reverbere e faça-se maior e melhor.
    Nisto reside"a beleza de ser uma eterna aprendiz"...Viva Gonzaguinha!
    Bjkas lindoca,
    Calu

    ResponderExcluir
  8. E... vamos caminhando dentro destas singularidades e aprendendo.
    Lindo, querida este teu espelho interior.Carregar um jardim é benção.
    Tenhas uma bela e abençoada semana princesa.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  9. Meire querida,
    os reflexos que vemos vem de nós mesmos,de nossas atitudes e amor que, quando tem também um espelho certo de refletir só enriquecem nossas vidas..
    lindo texto!
    beijos de carinho amada..

    ResponderExcluir
  10. Meire minha estrela florida! Como é maravilhoso ler-te! Encantadora como sempre me toca de um jeito tão bonito que agora nem sei dizer direito. Obrigada por transmitir e despertar um bem-estar tão bom!

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  11. Teu espelho, menina linda, mostra a transparência de sua alma e coração.
    Algo de tão belo e ímpar, que conquista o coração da gente.
    Te amo!!
    Beijos, muitos.

    ResponderExcluir
  12. oi minha lindeza,

    os seus espelhos refletem
    somente amor...
    você é inteira coisas boas,
    bem docinhas,
    verdadeiras,transparentes e brilhantes...
    linda,
    amo você e esse seu coração de ursinha...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Lindo e real o teu espelho. Vou estudar seu texto nas entrelinhas do meu ser e assim me tornar bela mais ainda..

    Bjsss lilases

    Cat

    ResponderExcluir
  14. Sublimes e maduras suas reflexões anjinha...observar é algo que faz parte da vida de todos nós, aprendamos com tudo e cresçamos para emitir nossos melhores reflexos...beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Confiança é transparente... a gente sente... Lindo meu amor!! Delícia de ler!! Amo vc! Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Olá, Meire. Que belo post! Quantas verdades!Belissima reflexção fadinha. Desculpe a falta! Saudades! Ti quero muito bém. Vc é sempre muito especial! Durma com os anjos. Bjos na bochecha! Um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  17. Meire,a cada dia vejo vc se soltando mais e escrevendo belos e preciosos textos!Linda msg,menina do coração de melão!...rss...bjs e boa sexta!

    ResponderExcluir
  18. Palavras não têm sentido quando os atos não as corroboram. Os espelhos da vida mostram verdades, quando estamos dispostos a vê-las. Ter um jardim de luz, dentro do peito, faz com que semeemos o bem e cultivemos as amizades, tão preciosas.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  19. Meire, minha querida! que bom encontrar-te assim, olhando-se sem medo nos espelhos da vida... é isso!
    Ninguém é perfeito, nesta dimensão, jamais... o que importa mesmo é respeitar as diferenças, conseguir enxergar o lado bom de tudo e de todos, mas para isso, é necessário maturidade. E vejo que está no caminho certo...
    Para ser feliz, basta plantar atitudes que tragam felicidade...não machuque, não fira, e jamais será machucado ou ferido...

    Plante o bem, colha felicidade! e isso para voce, é fácil, anjo...

    Um beijo enorme, minha linda!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá querida,

    Ouvir verdades às vezes chega a doer e a nos deixar até magoados, mas é através delas que refletimos e mudamos atitudes equivocadas. Saber ouvi-las é também uma demonstração de humildade.

    Seu texto, além de lindo, é coerente e sábio e nos traz importantes reflexões.

    Já estava com saudades desta menina
    iluminada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Vamos caminhando...sabendo que nem sempre o que é refletido é bonito mas que sempre exista a vontade e o esforço para mudar!!

    "...No espelho do meu coração que reflete um imenso jardim dentro de mim aprendi que um gesto de confiança carrega muito mais amor do que um elogio jogado pela janela sem transparência alguma..."

    Beijinhos Poetisa!!
    Tenha um Belo Domingo!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Meire querida,
    Quantas verdades neste maravilhoso texto! Você consegue descrever com exata transparência o que somos e como somos no relacionamento com os outros. Adorei o que dizes sobre os espelhos!
    Ver-nos como "realmente" somos é muito difícil e, muitas vezes, raro.
    Na conquista de espaços com amor e muita humildade, colhemos flores de perfumes mil, podendo espalhá-las ao nosso redor, para que outras pessoas também tenham a oportunidade de senti-lo, como nós.
    Adorei seu texto, amiga!
    Estou com saudades de um abraço seu!
    Grande beijo no seu coração e que você tenha uma ótima semana.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  23. Belíssimo post linda Meire,a vida é realmente uma escola que se inicia quando nascemos e vai até o nosso último dia talvez,não é fácil se livrar de algumas coisas ruins que acontecem ao longo do caminho,mas viver sem rancor e com alegria no coração é tão melhor.
    Devemos saber peneirar determinadas emoções e deixar que fiquem apenas as que nos acrescentam algo.
    Tenha uma semana cheia de luz,abraço,=)

    ResponderExcluir
  24. Boa, Noite Meire. Lindos sonhos! Desejo uma semana iluminada e todo meu carinho pra vc. Doce fadinha obrigada! Muito me alegra sua visita. Bjokitas mega e master no seu coração! Ti adoroooooooooooooo

    ResponderExcluir
  25. Bom dia,Meire!!

    Nossa!!Fizeste uma profunda reflexão!!!Não é fácil ver tudo em nós,mas se não for assim como poderemos melhorar?!Prefiro me olhar!rs Nem sempre gosto do que vejo.Mas é a minha chance de modificar, de aprender.E minha amiga, o que mais quero nesta vida é APRENDER!Com tudo!!!!E claro evoluir!
    Beijos!!!!ADORO VOCÊ!!!!!
    Ótima semana!!!
    *E já vamos começar junho!!!!Oba!rs

    ResponderExcluir
  26. Meire, meiga professora

    Seus textos tão delicados são como bálsamos.
    Um encanto vir aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir

Cartas de fora para dentro - carta 2

Quando pequena achava que só se nascia uma vez, mas quando cresci descobri que temos muitas vidas em uma. Que é preciso subtrair o p...