sábado, 4 de junho de 2011

Túnel do tempo







Feche os olhos e tente resgatar um momento marcante da sua vida pelo cheiro – que permeou a cena, o lugar, a relação com alguém. E não é que somos capazes de acessar (e até de sentir!) de novo o invisível ar do cangote daquele grande amor da escola? E essa memória pode ficar ainda mais forte e colorida se você passar por alguém na rua que use o mesmo perfume. Por um instante, é como se estivéssemos lá, com a cabeça encostada no ombro amado. E faz tanto tempo... Isso acontece porque os cheiros registrados em nossa memória são afetivos, ou seja, fazem com que a gente seja capaz de evocar, mais do que o aroma, toda a cena em que vivemos, explica a neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

Para alguns, a fragrância de protetor solar é só agradável. Para mim, é o perfume das férias de verão. O sabonete que limpava a mão do dentista, por melhor que fosse, me provoca calafrios até hoje. “O mesmo cheiro não funciona para todo mundo, porque está associado muito mais às emoções do que à combinação de moléculas que o compõe”, diz Suzana. Seu nariz, quem diria, é um túnel do tempo.



Amanda Rahra

25 comentários:

  1. Oi Meire..
    Concordo plenamente com esta questão do cheiro.
    O olfato nos remete a tantos lugares.. nos leva a lindas viagens..
    Outros a lugares nem tão bons..
    Eu detesto cheiro de "cominho", qquer dia te conto vc vai morrer de rir.
    Adoro o cheiro de fica nas mãos quando descascamos a mexirica..
    ...
    Um chero!!

    Ma do Barro

    ResponderExcluir
  2. Oi Meire
    :)

    Eh, realmente o cheiro é algo assim...

    Engraçado, tive um sonho esta noite que estava cheirando alguém que amo muito. Foi doído pq não tenho mais esta pessoa. Pude abraçá-la, sentir a textura da roupa, e o mais impressionante, o cheiro- que era o mais real do meu sonho.
    Esse cheiro ficou registrado na minha memória, e é forte como a emoção que me causou/causa...
    Posso sentí-lo em outros lugares, até nos sonhos... Que coisa magnífica é o ser humano!

    Bom post!
    Obg

    Bjo

    Luh

    ResponderExcluir
  3. Eita que sendo fonte de inspiração, até animei, viu!! :>
    Que lindooooo!!!!

    Ah Meiroca, só tu mesmo, esse doce completo de pessoa. Muito obrigada!! Vou guardar com carinho, mas primeiro vou ter que mostrar que ganhei né, ou você pensa que a gente é fonte de inspiracao todo dia?????? hehe

    Quanto à CF, eu tento entender que a mulher que é casada, tem filhos, uma profissão, já é difícil manter o blog quando a vida tá calma... mas quando agita, a primeira coisa que é deixada de lado, infelizmente é o bloguito.

    "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
    (Antoine de Saint-Exupéry)

    ResponderExcluir
  4. Por isso adoro perfume, amiga, e às vezes até arrisco usar algum masculino, que me cause justamente essa sensação do texto.. aliás, que texto loko de cheiroso de bom!

    O "Cris Style" já esteve várias vezes no "fio da navalha", mas agora ele tem um cheirinho de vocês, que nem tenho mais vontade de cortar o coitado, me rende momentos tao mágicos, e me traz sempre aromas tao bonssssss... humm...

    # Tô achando estranho que sempre na tua última postagem, o LinkWithin nao funciona... faz sabe o que? Faz todo o processo novamente...

    Outra coisa, tem uma ferramenta nova agora no Blogger (vai ver era isso também que o Blogger ficou temperamental semana passada), igual o botao de "curtir" do Facebook. O Google quis comprar o Facebook e o dono nao quis vender, aí o Google foi logo tratando de arrumar esse "botao", ele tem a mesma funcao de rastrear pela internet os assuntos publicados, como aqui no blog, por exemplo. Aqui o "botao" chama-se +1.

    Eu tô vendo aqui nao tem, quando for no meu percebe logo abaixo das postagens, junto com os ícones do Facebook etc. Para configurar é fácil, você vai em:

    . design
    . postagens no blog
    . editar
    . mostrar botoes de compartilhamento

    e pronto!

    Nossa, isso ficou parecendo um post! hehe

    Meiroca, bom sábado, aqui amanheceu lindo com sol!! Raios de sol pra você!

    ResponderExcluir
  5. O primeiro coment foi a resposta que deixei no post para a CF.

    ResponderExcluir
  6. Oi Meire, cheiro é bom a qualquer momento ele nos envia a lugares inacreditáveis, tem cheiro que marca, parece que penetra fundo na gente...e quando sentimos, percebemos de longe e lindas lembranças nos traz, isso é bom...
    em memória me lembro vagamente da minha mãe pois ela faleceu quando eu tinha 2a.7 meses, mas o seu aroma ficou na casa e nas roupas, nos acessórios, nos livros e nas minhas narinas.. até hoje quando pego algo que era seu, tenho a sensação de estar com ela, muitas vezes o cheiro desapareceu, mas so de pensar que era dela, vem a lembrança do perfume ou do aroma.

    Gosto do cheiro de damasco, sinto de longe.
    Conheço uma família bahiana e eles quando se despedem da gente diz, um cheiro... então agora vou repassar um cheiro pra vc. a fragância vc combina com sua preferência. Bjs.Giovanna

    ResponderExcluir
  7. O cheiro é algo que se torna escravo e refem ao mesmo tempo, em nossas recordações ele é sempre uma tortura ou uma doce lembrança...

    Bjs a minha flor lilas...

    Catita

    ResponderExcluir
  8. O cheiro é algo que se torna escravo e refem ao mesmo tempo, em nossas recordações ele é sempre uma tortura ou uma doce lembrança...

    Bjs a minha flor lilas...

    Catita

    ResponderExcluir
  9. Realmente Meiroca, a memória olfativa é uma coisa mágica...até hj alguns cheiros me levam à minha infância...o cheiro parece um despertador de memória, qdo ele aparece e está relacionado com alguém, coisa ou fato, a memória dispara na mesma hora...

    adoro qdo sinto algum perfume que me lembre de algum fato do passado, sendo ele triste ou alegre...

    Um beijo queridona!!
    Bom final de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  10. Realmente verdade Meire.. há cheiros que nos trazem grandes e marcantes lembranças.. e é incrível que ao senti-lo novamente como tudo passa como um filme em questão de segundos em nossa mente.

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  11. Meire, minha estrelinha
    Fico hiper impressionada com a sincronia que nós duas temos. Você pode não acreditar mas a minha postagem de hoje seria "O perfume da memória". Como ela ainda estava sm imagem, editei essa que está no blog hoje, do Osho!
    Mas é perfeito tudo o que foi dito. Morro de saudades das minhas férias adolescentes em Marataizes, praia do Espírito Santo, quando sinto cheiro de manga e abacaxi, as frutas que adorava e comia diariamente. Perfume, então, nem se fala, me remete pra cada época em que usei um determinado tipo. Parece que a gente faz um resgate do tempo!
    Daqui a pouco, meus dois sobrinhos e afilhados, Bruno(4 anos) e Rafael (quase 3 anos) estarão chegando aqui em casa. Há 6 meses não nos encontramos. Então, já preparamos uma verdadeira festa: bolo de chocolate, biscoitos, sucos, água de coco, pão de queijo, pizzas, brinquedos novos, e toda a parfernália que vc ousar imaginar.Eles estão hiper ansiosos pra conhecer a casa nova, vão inclusive dormir aqui, indo embora amanhã à noite, sem os pais! Já viu a farra, né!!!
    Na programação tem a tão esperada ida ao Shopping e a gente volta um caco! Mas estou contando os minutos pra chegada deles.
    Beijos, linda garota. Muito bom ter uma amiga como você. Meu coração fica hiper quentinho!

    ResponderExcluir
  12. o cheiro/olfato é marcante sempre..
    o cheiro do café da vó, o perfume do primeiro amor,o cheiro da mãe..
    muito lindo teu post!
    beijos e bom findi perfumado..

    ResponderExcluir
  13. Meiroca do meu coração, sou "movida" a cheiro! Bjo!

    ResponderExcluir
  14. gostei muito desse Blog, textos bem interessantes,

    voce esta de Parabens pelo Blog Meire :)
    Att,
    sawuelbruno™

    http://sawuelbruno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. adorei seu post...esse texto é muito verdadeiro....

    tenha um lindo final de semana pessoa querida....

    Zil

    ResponderExcluir
  16. Meire. Muitos aromas marcam nossa vida. Alguns nos remetem a boas recordações, outros a coisas doloridas. Os aromas estão associados à nossa vida passada. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Fico extremamente feliz por ele ser um eterno túnel do tempo,eternizar lembranças boas em nós é um dom divino,e eu sorrio sempre por saber que tenho,e temos esse dom!
    O importante é emoções que vivemos :)
    Lindo viu?
    Um beijo,Querida Meire.
    Domingo de paz pra ti!

    ResponderExcluir
  18. Quanta verdade.! Algums vezes nem fazemos a associação real, mas o cheiro nos dá uma sensação agradável ou não e ficamos a pensar no porque.

    Obrigada pelo carinho em minha forçada ausência.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Oi Meire, passei por aqui para:
    - dizer que também para mim os cheiros são marcantes e resgatam memórias
    - te contar que adoro suas visitas e comentários (fico esperando por elas!)
    - te desejar um final de semana bem aquecido e feliz para quem está no outono

    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  20. obrigada pela visita
    pelo comentário também
    não conheço
    mas vou procurar logo logo
    muito obrigada querida

    ah, e esse post está ótimo
    parabéns

    beijos

    http://rgqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Meire,
    De fato, o cheiro nos remete a pessoas , lugares, acontecimentos,
    objetos.
    Às vezes, e na maioria, nos leva a lembranças agradáveis, mas o contrário também ocorre.
    Que você tenha um final de semana com cheiro de lembranças deliciosas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o Blog, textos interessantes,
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  23. Seu blog é muito interessante...
    Estou te seguindo.... Tenha um Lindo Dia!
    Siga meus Blogs: http://cartasdeumcoracao.blogspot.com/
    E http://deusemminhaalma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Meirinha..repito de novo..vc é uma fofa querida e linda.
    Também gosto muito de voce. De graça.
    Vc é super alegre, positiva, amiga.
    Imagino como deve ser bom ter vc por perto de verdade..se virtual é bom..ao vivo então..
    Vc é do meu time.
    Um beijo..no seu coração.
    Sou feliz por ter vc por perto..mesmo que este perto não seja tão perto.
    Mas é o perto que me faz bem. ( confuso?)
    Um bj.fique bem!
    Ma

    ResponderExcluir
  25. Verdade! Existem cheiros que tocam a nossa alma mais do que mil canções!
    Muito boa a matéria!
    Obrigada por fazer parte do meu grupo de descoladas! Estarei te seguindo para que eu possa enriquecer um pouco mais com o seu conhecimentoo!
    Bom final de semana, linda!

    Beijinhos descolados!

    ResponderExcluir

Cartas de fora para dentro - carta 2

Quando pequena achava que só se nascia uma vez, mas quando cresci descobri que temos muitas vidas em uma. Que é preciso subtrair o p...