segunda-feira, 2 de maio de 2011

Solidão tem lá seus remédios

      






  Solidão não é estar literalmente sozinho, mas se sentir como tal. Ás vezes eu acho que esse sentimento na verdade tem definições diferentes no coração de cada pessoa. A solidão, o estar sozinho é claro necessário ao ser humano não só para o auto-conhecimento, mas para poder pensar um pouco na vida com sua próprias ideias. Mas há momentos em nossa vida que estamos sozinhos num momento em que precisávamos não estar. Nesses momentos o coração parece sangrar, quem conseguir chorar que chore e quem não conseguir que tente lidar com isso de outras formas. Ao longo dos meus vinte e poucos anos eu aprendi que há muitas coisas que não necessariamente companhia nos tiram de tal solidão. Que sentimo-nos acompanhados mesmo sozinhos. Sentimos que alguém de alguma forma entende a dor ou a tristeza que estamos sentindo. 
Um livro. Um bom livro nos leva a lugares incríveis, a outros mundos até. Viajamos na imaginação na companhia de personagens que em certas vezes nos identificamos.
Outras vezes uma boa companhia é a música. Essa sempre me acompanha a semana toda de um canto a outro; mantenho os fones no ouvido. E muitas vezes canto, expressando assim na música o que sinto de bom ou ruim e sentindo o mesmo sentimento que o escritor da música sentiu ao escrevê-la. Sinto milhares e milhares de vezes que a música sempre foi minha salvação em muitas situações.
Mas o que me deixa mais feliz nesses pequenos momentos de solidão é saber que tenho amigos que se eu precisar poderei contar. Amigos que seguraram minha mão e me deram não só um ombro, mas os dois em momentos que tanto precisei. 
A cura para solidão é a amizade com certeza, mas jamais devemos procurar um amigo para preencher um vazio que há em nós, na amizade aprendemos com as pessoas, elas nos transmitem seus conhecimentos e nós damos a elas os nossos e tem a ajuda recíproca. RECIPROCIDADE, palavra que eu gosto, acho bonita e fundamental em qualquer tipo de relacionamento saudável. 


"A  pior solidão é não ter amizades verdadeiras." 

Um comentário:

  1. Adoro a palavra RECIPROCIDADE!!! Ela é perfeita para explicar a base de muitos relacionamentos felizes, de sociedades de sucesso, de parceria ganha-ganha!!! Adorei o texto! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Cartas de fora para dentro - carta 2

Quando pequena achava que só se nascia uma vez, mas quando cresci descobri que temos muitas vidas em uma. Que é preciso subtrair o p...