domingo, 15 de maio de 2011

Os benefícios da música





Independentemente do som que você curta, todo mundo precisa de alguma coisa para escutar. Um mundo sem canções seria algo sem graça, pois, as melodias e harmonias fazem parte de nossas vidas. Em uma vida contemporânea cada vez mais barulhenta, elas se tornam cada vez mais necessárias. Vai dizer que você nunca ouviu alguma música que lhe tranqüilizou? Ou, alguma que fez com que respirasse fundo, pois retratava algum momento especial da sua vida? Pois é, muitas canções, através de suas palavras e notas musicais nos remetem a uma sensação de paz e felicidade e nos transportando para um estado até mesmo de graça. 

Não é de hoje que o homem sabe que a música faz bem para a sua saúde. Desde a Grécia antiga já havia estudos sobre isso. O filósofo Aristóteles, por exemplo, no século V a.C, reparou que as canções causavam uma influência positiva sobre o corpo humano e passou a utilizá-las para ajudar pessoas que sofriam com problemas psicológicos.

Em 1500 a.C, Papiros de Kahun, percebeu que a música trazia benefícios a mulheres grávidas e passou a usufruir dela, para ajudar durante a gestação. Mas, foi somente após a primeira guerra mundial, que as melodias passaram a serem utilizadas em hospitais como terapia para veteranos de batalhas. A partir de então, essa ciência não parou de evoluir

os dias atuais existem até cursos que formam profissionais que tratam pacientes com problemas físicos, mentais e sociais através do uso da música e sons. Através da utilização de instrumentos musicais, vocais ou ruídos é possível tratar diversos problemas. Portadores de distúrbios da fala, além de pessoas com deficiências auditivas, mentais, estudantes com dificuldades de aprendizado ou até mesmo pacientes com câncer ou aids, podem ser tratados por musicoterapeutas, que são os profissionais que estudam essa área.

Pelo forte impacto causado pela música no cérebro humano, recomenda-se que ela seja introduzida na vida das crianças desde cedo. Ela ajuda na prevenção de mal de Alzheimer e reduz a ansiedade e a solidão podendo assim evitar a depressão. Por diminuir o estresse, ela permite que o corpo fique mais relaxado, deixando o sistema imunológico livre para trabalhar no seu potencial máximo, ajudando assim a combater doenças cotidianas: como gripes e resfriados.



São inúmeros os benefícios que a música traz para nossa saúde e mente. Ela nos torna mais humanos, nos ajudando a entender o sentimento do próximo, melhorando o relacionamento com as pessoas. Através da música é possível protestar, impor uma opinião, mover multidões, podendo assim mudar toda uma geração. A música não faz bem somente a uma pessoa e sim ao mundo todo. Respeitando o gosto de cada um e não abusando da altura do som, a música só tende a lhe te fazer o bem. Por isso cante, ouça, sinta todo o poder que um som pode trazer. 

Gabriel Ribeiro da Silva



Sempre temos nossas músicas favoritas e uma que estamos ouvindo mais nos últimos dias; eu tenho ouvido muito uma do Foo Fighters chamada times like these e vocês, o que têm ouvido?



11 comentários:

  1. Belo texto, amiga. Acredito piamente que a música modifica nosso estado mental e emocional. A música também é meio de cura. É linguagem universal. Adorei a nova foto. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Meire,

    Eu não consigo imaginar minha vida sem música.
    E realmente concordo:
    A música alegra, salva, cura, a música traz beneficios imensos a saúde.

    Um abraço imenso pra ti!
    És muito bem vinda aos meus, e me é um prazer estar aqui!!

    ResponderExcluir
  3. MEIRE,
    SOU APAIXONADA POR MÚSICA. NÃO CONCEBO VIVER SEM ELA.
    A MÚSICA ALIMENTA O ESPÍRITO.
    PARA CADA OCASIÃO ELA TEM UM TEMA (RELAXAR, DANÇAR, CANTAR, RECORDAR ALGUÉM, RELEMBRAR DE UM DETERMINADO LUGAR, ETC.).
    E HOJE, CONFORME SALIENTADO EM SEU POST, AINDA FUNCIONA COMO FORÇA DE APOIO À CURA.
    BEIJO.

    ResponderExcluir
  4. Meire,
    Minha linda, só posso dizer que fiquei super comovida e amei. Já postei o selo adorável lá no meu blog, com o seguinte texto:

    "Gente, eu conheço a Meire, essa professora paulista linda de Lins, São Paulo, há pouco tempo, não sei precisar. Só sei afirmar, com mto carinho e respeito, que ela é simplesmente uma pessoa fantástica, daquelas que a gente tem empantia na hora, "vai com a cara virtual dela", (rs, rs...) no mesmo instante em que participa de sua vida, por meio da sua sensibilidade escancarada nos seus textos, no seu jeito de ser, no seu charmoso e consistente Blog "My crystal visions".
    (Foto do Selo)
    Acabei de ganhar esse selo, que ela disse ser o primeiro que fêz (imaginem os próximos!!!!). Estou orgulhosíssima com esse presente e pelo ""Amadeirado" ter sido avaliado por ela como um blog adorável! Valeu, Meire! Te adoro garota. Seu potencial vai longe!!! Bjkas com muito carinho de quem te admira muito!

    ResponderExcluir
  5. Meire,
    Obrigada, amei! Fique com Deus e sonhe com os anjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Meire!
    É a primeira vez que aqui venho e logo encontro um poste co muita cultura! E destas coisas que adoro ler, pois são coisa que vão ao encontro do meu ser.
    Siga-me em meu: transpondo-barreiras.blogspot.com
    desde já lhe prometo que a seguirei também.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  7. Querida Meire,
    a música é um dom,nos leva a mundos e dimensões incríveis,assim como as palavras ao lê-las também.
    Não me imagino sem um pouco de som em minha vida ;)
    Belo post viu?
    Beijo grande pra ti*

    ResponderExcluir
  8. Muito bom conhecer seu espaço. Adorei o conteúdo e a disposição de tudo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Te vi no blog da Lena queridona e vim sondar teu cantinho... sou suspeita em falar de música, porque nao consigo dissociar um post de alguma. E sobre o que já li sobre a musicoterapia, faz um bem danado mesmo, nao é simplesmente um gosto pela coisa nao, é até, eu diria, um remédio!

    ResponderExcluir
  10. Ahh você nao pode perder o filme, é um dos meus favoritos! Se quiser te envio o link pra assistir sentadinha no sofá da sua sala :-)

    ResponderExcluir
  11. Aqui está Meire!
    Nao sei se já baixou filme da Internet, mas você entra no site e espera os 23 segundos, terminando clica em cima, abrirá uma janela, e então salva no seu computador.

    Quando baixar me avise para eu tirar do provedor tá bom?! Espero goste do filme!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Cartas de fora para dentro - carta 2

Quando pequena achava que só se nascia uma vez, mas quando cresci descobri que temos muitas vidas em uma. Que é preciso subtrair o p...