sábado, 14 de maio de 2011

Coisas pequeninas




Pouca gente conhece a importância da boa execução das coisas mínimas.
Há homens que, com falsa superioridade, zombam das tarefas humildes, como se não fossem imprescindíveis ao êxito dos trabalhos de maior envergadura.
Um sábio não pode esquecer-se de que, um dia, necessitou aprender com as letras simples do alfabeto.
Além disso, nenhuma obra é perfeita se as particularidades não foram devidamente consideradas e compreendidas.
De modo geral, o homem está sempre fascinado pelas situações de grande evidência, pelos destinos dramáticos e empolgantes.
Destacar-se, entretanto, exige muitos cuidados.
Os espinhos também se destacam, as pedras salientam-se na estrada comum.
Convém, desse modo, atender às coisas mínimas da senda que Deus nos reservou, para que a nossa ação se fixe com real proveito à vida.
A sinfonia estará perturbada se faltou uma nota, o poema é obscuro quando se omite um verso.
Estejamos zelosos pelas coisas pequeninas pois são parte integrante e inalienável dos grandes feitos. 

Chico Xavier

"Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples." Manuel Bandeira

12 comentários:

  1. Florzinhaaaaaaaa
    Muitoooooooo obrigada pelo carinho com meu blog
    Eu amei esta postagem
    Sabe que eu sempre falo que tudo esta nas pequenas coisas nos detalhes que não damos valor
    O ser humano ve somente o grande e esquece que se não for o pequeno não tem como ter ou ser o grande.
    Um beijo enorme no seu coração!!!

    ResponderExcluir
  2. precisamos do minimo para atingirmos o maximo!

    ResponderExcluir
  3. Chico, sempre Chico Xavier e suas mensagens profundas! passei pra dizer que postei o selinho que você me deu de presente hoje! Mas acho que você foi mais rápido do que eu...e já viu!!!! oba!!!! adorei!!! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  4. Que delicado este post, Meire!

    Não existe nada grande que não seja composto por pequeninas coisas, estar atento a elas é alcançar a totalidade.

    Muito obrigada pelo comentário elogioso e pelo carinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ MEIRE,
    SOU FÃ INCONDICIONAL DE CHICO XAVIER. TUDO QUE ELE DISSE EM VIDA TEM SENTIDO.
    VEJA A COMPARAÇÃO DA SINFONIA. SE FALTAR UMA NOTA ELA DESARMONIZA.
    POR AÍ SE VÊ QUE AS COISAS PEQUENAS IGUALAM-SE ÀS GRANDES EM IMPORTÂNCIA.
    UM LINDO FIM DE SEMANA PARA VOCÊ.
    BITOCA.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, querida amiga Meire.

    Que maravilha de texto...
    Amo o Chico Xavier.

    Quando compramos uma roupa, está lá uma barra que foi costurada por uma arrematadeira. Na Indústria têxtil, são as que recebem os menores salários. Mas elas compuseram o "todo".

    Sentimos alegria, quando tal roupa nos cai bem.

    E as ruas limpas?
    O sorriso de alguem?

    Ah, Mundo... Construído pelos pequenos átomos!!

    Um grande abraço.
    Tenha um lindo domingo de paz.

    ResponderExcluir
  7. São estas coisas pequeninas que fazem a nossa felicidade!
    Lindas palavras de Chico,Flor!
    Quanto a sua pergunta no meu blog,estou me formando para ser Professora de educação infantil por enquanto,mais pra frente pretendo fazer Psicopedagogia e ir indo...
    Beijo,Querida*

    ResponderExcluir
  8. Meire, minha flor
    Penso e digo sempre: a felicidade reside na simplicidade. Texto muito bom mesmo. E as palavras do nosso Mestre, Chico Xavier, tudo de bom , né?
    Bjs com muito amor e carinho e um domingo especial pra você.
    Em tempo: adooooooooooooooro suas idas lá nos blogs, não me canso de deixar isso bem registrado!!!

    ResponderExcluir
  9. Bela reflexão este texto nos arremete.
    Ei lindinha, fui procurar quem era a ...sua irmã... rsrsrs mas sempre é bom que seja alguem próximo né!
    Claro q os outros serão bem vindos também...
    bjsss

    Catita

    ResponderExcluir
  10. Manoel de Barros dizia tbm: Fui criado no mato e aprendi a gostar das coisinhas do chão - antes que das coisas celestiais.
    Pessoas parecidas de abandono me comovem: tanto quanto as soberbas coisas ínfimas.

    eu me identifico muito com os escritos desses 3 grandes escritores, pra mim, a maior de toda a sabedoria se esconde nas coisas simples, que constantemente passam despercebidas por nós...e por isso andamos tão carentes do essencial!

    Meirocaaaa tu tá lindona na foto do perfil, menina!!

    beijo, beijo!
    Boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  11. O belo é simples!!A vida é simples!!

    ResponderExcluir

Cartas de fora para dentro - carta 2

Quando pequena achava que só se nascia uma vez, mas quando cresci descobri que temos muitas vidas em uma. Que é preciso subtrair o p...